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sexta-feira, 25 de abril de 2014
Mediunidade no Candomblé
Todos nós adeptos do Candomblé ou de alguma outra religião de matriz
africanas, pertencemos ao grande rol dos que se denominam
ESPIRITUALISTAS.Nesse contexto, o que queremos aqui propor, é que não só
no Espiritismo Kardecista ou na Umbanda o médiun está propondo uma
edificação moral e uma evolução no caminho da sua espiritualidade.Também
nós no Candomblé estamos diariamente trabalhando nossa mediunidade,
isso inclui também aqueles que não entram em transe , como Ekejis,
Ogáns, Olosayin entre outros (tais como aqueles que se denominam médiuns
doutrinadores no Kardecismo e Cambonos na Umbanda).Todos nós formamos
uma grande corrente da qual a espiritualidade faz uso para poder evoluir
concomitantemente com nós outros.Ao yawó, muzenza ou vodunci, que pensa
que candomblé é só ritual, está completamente enganado!As questões
filosóficas do Candomblé estão presentes aí há milhares de anos, desde
antes da chegada dos africanos na América.O Culto a Orunmila (Divindade e
Senhor do Destino) talvez seja a que mais aprofunde, nos dias
actuais,nesta questão.O culto a Orunmila propôe um profundo conhecimento
em Itans (lendas /histórias) baseadas em narrativas de contos e
cotidiano dos yorubás no grande continente negro há muito séculos.Muitas
vezes essas narrativas e/ou contos versam sobre situações corriqueiras
onde os animais (a hiena, o pombo, o antílope etc.) são os
protagonistas.Sempre trazendo como pano de fundo uma visão moral de uma
determinada situação, que sempre acaba por responder a uma questão por
nós indagada.O conhecimento em Ifá (Oráculo divinatório e/ou Orunmila)
corresponde ao crescimento moral e ético de cada ser humano, uma vez que
essa deidade explica através de seus odus (caminhos kármicos ou
dármicos) a missão de cada ser humano nessa existencia.Outro culto
importantíssimo no candomblé é o culto ao Orí (Cabeça), sendo essa
divindade a principal e primeira a ser cultuada pelos africanos (por ter
sido ela quem nos trouxe ao mundo e portanto nos guiará sobre ele).O
Orí determinará quais os irunmalés, eboras ou orisás deverão ser
cultuados por cada um de nós, mas sempre é o ori quem irá determinar,
pois nada será feito nem efetivado sem a permissão deste.Algumas pessoas
se iniciam no candomblé, cultuam seus irunmales(orisas) mas não
conseguem atingir determinados objetivos, e acabam por culpar a religião
pelos seus fracassos,ignorando a realidade de que nem tudo o que
queremos nos será dado, pois como já disse o Cristo Ecumênico: "A cada
um será dado segundo suas obras".E muitas vezes estamos ainda "colhendo"
aquilo que plantamos em nossas vidas passadas, e em prol desta
realidade estaremos vivendo um odu iré(positivo) ou ibí(negativo), o que
nos é revelado pelo Ifá através de Orunmila.Portanto, não basta apenas
raspar a cabeça, adoxar e gritar o urunkò do seu orisa no barracão e
pensar que depois disso tudo será um mar de rosas.Muito pelo
contrário!Aí é que vai começar a nossa nova caminhada!Orisa é apenas um
copo dágua no meio do deserto sob uma pequena árvore para nos
refrescar!Mas a caminhada deve prosseguir! E seremos nós mesmos, sempre
orientados pelo nosso Orí é quem iremos definir o nosso caminho rumo a
um futuro bom ou ruim.Orunmila será sempre o nosso mentor nesta estrada
pois é a ele quem sempre iremos buscar para não tropeçarmos em nós
mesmos.Os orisas serão sempre os nossos anjos guardiães que estarão
sempre prontos a nos inspirarem bons pensamentos e boas ações e o nosso
orí será o executor de nossas idéias.Àqueles que não conseguem mudar,
que apesar de todos os ritos da iniciação continuam a pensar que o
Candomblé é uma religião MÁGICA, que como uma simples varinha de condão
irá mudar tudo em suas vidas, eu só posso recomendar-lhes que procurem
outra religião porque o candomblé não faz milagres em quem não é
santo!Ou seja, como nenhum de nós somos, só nos resta compreendermos que
estamos numa seara de entidades ancestrais que ligadas a natureza
servem de instrumentos para que possamos "desenvolvermos" mediúnicamente
para que quando Olorum nos chame desta vida, possamos dela sair em
melhor situação do que quando cá entramos.E para que isso aconteça,
precisamos ter antes de mais nada COMPROMISSO ESPIRITUAL! E isso não é
nada fácil eu vos garanto!Mas, os oris-burukus(cabeças negativas) eu
recomendo que busquem outro caminho, porque "não existe céu baixo para
ninguém", nem no Candomblé e nem em religião alguma!
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